quarta-feira, 24 de julho de 2013

Rezem por mim’, pede Papa Francisco durante benção no pátio da Basílica


papa tribuna







Após a Santa Missa, celebrada no interior da Basílica, Papa Francisco se dirigiu à Tribuna Papa Bento XVI, no pátio do Santuário Nacional, onde uma multidão o aguardava. Milhares de fiéis assistiram à celebração no Pátio dos Apóstolos onde foram instalados dois telões.
Mesmo embaixo de chuva, os devotos não desistiram de esperar para ouvir as palavras do Pontífice que, em tom descontraído, começou dizendo que não fala “brasileiro”, levando sorriso ao rosto dos fiéis.
“Muito obrigado por estarem aqui, de todo o meu coração. Peço à Virgem de Aparecida que lhes abençoe, abençoe sua família, seus filhos, seus pais e a todo a pátria”!”, desejou o Santo Padre.
Em seguida, Papa Francisco perguntou: “Uma mãe se esquece de seus filhos? Não, Ela não se esquece de nós”. E com a Imagem da Santa nas mãos, abençoou o povo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Enquanto o coral cantava “Dai-nos a benção”, o Papa retornou ao microfone e surpreendeu a todos fazendo um pedido muito especial: “ Rezem por mim, necessito. Que Deus lhes abençoe  e Nossa Senhora Aparecida cuide de vós. E até 2017, quando voltarei!”, despediu-se animado o Santo Padre.
Da redação.
Informação: Portal A12

Papa Francisco reza na Capela dos Apóstolos em Aparecida

971560 4404140000705 309720590 n
Papa Francisco passou por meio da multidão que se encontra do lado de fora da Basílica Nacional de Aparecida (SP) e se dirigiu à capela dos Apóstolos para um breve momento de oração. Ele está acompanhado pelo cardeal arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB, dom Raymundo Damasceno Assis.

“Em vossas mãos, coloco minha vida!”, disse o Papa na oração que fez à Nossa Senhora Aparecida. Acompanhado por religiosos e convidados, ele pediu que Nossa Senhora o levasse até Pai e o consagrasse. O Papa rezou também pela Jornada Mundial da Juventude. “Ide conosco e estai sempre do nosso lado”, principalmente quando a cruz “mais nos pesar”, rezou o Papa.

Cerca de 500 mil participam da missa de abertura da JMJ


Cerca de 500 mil participam da missa de abertura da JMJ
Foto: Tasso Marcelo / AFP
"Celebro essa missa em intenção de todos os jovens do mundo", anunciou o arcebispo do Rio de Janeiro, d. Orani Tempesta, ao abrir na noite desta terça-feira (23), com uma missa solene a Jornada Mundial da Juventude. Centenas de bandeiras trazidas por delegações de 175 países se agitaram à luz dos holofotes que iluminavam o altar monumental na Praia de Copacabana, numa manifestação de euforia e entusiasmo que continuariam até o fin da cerimônia. Em seguida, d.Orani enumerou os jovens que mais entravam em sua lembrança, das vítimas dos massacres da Candelária e de Vigário Geral, no Rio, a todos os jovens perseguidos, os exterminados pelo vício e pela exclusão, os jovens sem pátria e os marginalizados pela vida. Citava exemplos trágicos de sua cidade, mas estendia as intenções da missa a todos os jovens do mundo. "Celebro pelos jovens que permanecem firmes na fé, enfrentando todo tipo de provocação e pelos jovens que acreditam num mundo novo", disse ainda D. Orani, antes de pedir aos participantes da JMJ que sejam missionários para levar Cristo a todos os lugares, em suas comunidades, suas cidades e seus países. A vocação missionária foi também a ênfase da homilia, na qual o arcebispo comentou os trechos das leituras que falavam do chamado feito por Deus a Samuel, ao apóstolo Paulo e ao evangelista Mateus. "Somos chamados a viver a fé nesse tempo plural de tantos questionamentos", disse d. Orani, sempre se dirigindo aos jovens. Boa parte da homilia foi para dar boas vindas aos participantes da JMJ, mais de 350 mil inscritos. "Esta Cidade Maravilhosa tornou-se mais bela com a presença de vocês e vocês estão fazendo parte de nossas famílias", afirmou d. Orani.

Da redação.
Informação: Bahia Notícia

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Brasileiros acolherão o Papa de braços abertos, afirma embaixador

Denis Fontes de Souza Pinto, novo embaixador do Brasil junto à Santa Sé

O novo embaixador do Brasil junto à Santa Sé, Denis Fontes de Souza Pinto, certificou de que o povo brasileiro acolherá o Papa Francisco de braços abertos.
"É uma grande alegria, uma grande felicidade poder ter o Rio de Janeiro, que é a capital do coração de todos os brasileiros, como o destino da primeira viagem internacional do primeiro Papa latino-americano na história da Igreja. É uma enorme satisfação e eu tenho a absoluta certeza que o povo brasileiro e todos aqueles que estiverem no Rio de Janeiro para a Jornada da Juventude estarão de braços abertos esperando o Santo Padre”, afirmou o embaixador.

Denis está em Roma e viaja no domingo, 21, para o Rio de Janeiro a fim acolher o Papa Francisco. A apresentação de suas credenciais, entretanto, ficará para depois da Jornada Mundial da Juventude.

O embaixador falou ainda sobre sua expectativa em trabalhar próximo ao Pontífice. “A minha expectativa é de um brasileiro que foi designado para ser um representante do Brasil junto à Santa Sé, e pra mim é uma honra e um prazer especial poder chegar aqui em Roma numa época de mudanças e de muita esperança”.

Da redação.
Informação: cancaonova

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Cristãos são mais perseguidos na China, afirma padre


André Alves / CN
Padre Evaristo Debiasi
A China é o país onde o Cristianismo é mais perseguido. "Lá a Igreja está silenciosa como nos primeiros momentos, das catacumbas. Os cristãos vivem escondidos, não podem revelar que são cristãos. Nunca a Igreja foi tão perseguida como em nossa época”. Foi o que afirmou o representante da “Ajuda a Igreja que Sofre” (AIS) no Brasil, padre Evaristo Debiasi.
O sacerdote relata que a perseguição aos cristãos chineses é de tal forma intensa que, nos seminários, formadores e seminaristas, trabalham durante o dia e se escondem à noite. Os sacrários onde são conservadas as hóstias consagradas, conta o padre, precisam ser camufladas em caixas de bebidas, como forma de disfarçar a fé dos católicos na presença de Jesus na Eucaristia.
Segundo padre Evaristo, nos países onde estão presentes os muçulmanos radicais extremistas, os cristãos também são proibidos de manifestar a fé em Jesus. O mesmo acontece em algumas regiões da África e na Síria. “Não pense que a Igreja do Brasil é a Igreja do mundo. O Brasil ainda é um paraíso. Tomara que nunca cheguemos aos sofrimentos que vivem outros países onde o Cristianismo é perseguido. Afinal, Jesus é claro na última bem-aventurança: 'haverão de perseguir também vocês' (cf. Mt 5, 11-12)", afirmou o padre.
Analisando a fé dos cristãos brasileiros, padre Evaristo diz que no país a perseguição acontece, mas de forma diferente de outros lugares do mundo. "No Brasil, a perseguição é através do desvio dos valores, do vazio da vida e da perversidade social. É a pior das perseguições, matando a fé, a esperança e os valores, por novelas totalmente decadentes e uma vida liberalista, totalmente sem ética e sem vida".
Para o padre, esta é a forma mais maquiavélica do demônio agir na atualidade. "Agir com rosto de simpatia, mas matando a fé, matando Jesus na esperança dos corações". Esse tipo de perseguição, segundo o padre, engana e desvia do caminho de Deus, o que de certo modo a torna pior do que a perseguição que fere o corpo.
A evangelização da AIS
A Ajuda a Igreja que Sofre é uma instituição católica que auxilia os cristãos em diversas partes do mundo. Segundo o site da organização, hoje, são mais de 145 países assistidos, com cerca de cinco mil projetos que visam ajudar os necessitados.
Um dos projetos da AIS pretende distribuir cerca de 42 milhões de Bíblias infantis, traduzidas para 168 nações. De acordo com o padre Evaristo Debiasi, investir na evangelização das novas gerações é dar esperança ao mundo. Para ele, o anúncio do Evangelho deve acontecer de forma especial para os jovens e as crianças.
Na Jornada Mundial da Juventude a instituição estará presente realizando eventos próximos à Catedral do Rio de Janeiro. "A Ajuda a Igreja que Sofre na JMJ será um portal onde vocês vão saber o que é viver hoje a fé cristã, vivenciando no concreto, o coração de Deus Pai, o coração de Jesus", disse padre Evaristo.
De acordo com o padre, a AIS está distribuindo, por meio da Igreja no Brasil, 1,5 milhão de YouCats aos jovens do país. No último Acampamento PHN, realizado pela comunidade Canção Nova entre os dias 4 e 7 de julho, a AIS doou 90 mil exemplares para serem distribuídos gratuitamente aos peregrinos presentes no evento. Os jovens receberam o catecismo e ainda levaram para suas paróquias e dioceses.
"O jovem por natureza é aberto à vida, à esperança e ao amor. O mundo lhe oferece inúmeras ofertas que os esvaziam, o YouCat dá respostas do Espírito Santo que há dois mil anos age na Igreja;  tem as verdades sólidas da fé e o jovem de hoje busca a certeza. Dizer que o jovem não se apaixona pela verdade é mentira", afirmou padre Evaristo.
"Se quisermos sonhar com Igreja para o futuro, temos que investir nas novas gerações", conclui o sacerdote.

Da redação.
Informação: cancaonova

Começou hoje a festa de Senhora Sant'ana 2013 Serrinha-Ba


sexta-feira, 12 de julho de 2013

Agricultores escolhem Irmã Dulce como padroeira de comunidade e buscam ajuda para construção da igreja

Pelo que se tem conhecimento a comunidade de Brejo a 7 km da sede de Coité é a primeira a escolher a freira como padroeira no Brasil


comunidade de brejo - Irmã dulce - 3

Vinte famílias de agricultores residentes na Comunidade de Brejo, distante 7 km da sede de Conceição do Coité, escolheram em 08 de março de 2011, em uma reunião realizada na residência de Maricélia Silva Oliveira, a beata Irmã Dulce, conhecida como Anjo Bom da Bahia, agora Bem-Aventurada Dulce dos Pobres, como padroeira, tornando-se a primeira comunidade na Diocese de Serrinha a reverenciar a freira baiana.
comunidade de brejo - Irmã dulce - 2A fé da beata foi externada por Maricélia, que posou para a foto com a camisa comemorativa ao segundo ano da festa comemorado no domingo, 26 de maio, e seu filho caçula Maicon Oliveira Reis,5 anos,lembrando o primeiro ano.
Maricélia contou que o desejo dos moradores era reverenciar uma mulher e naquela época existia uma grande movimentação da Igreja católica em torno da beatificação, ato realizado dois meses depois da decisão dos moradores em ter como padroeira. Conhecedora da história da beata, a agricultora lembrou o ato de beatificação realizado em Salvador no dia 22 de maio de 2011 presidido pelo enviado especial do então Papa Bento XVI, Dom Geraldo Majella Agnelo, arcebispo emérito de Salvador.
comunidade de brejo - Irmã dulce - 5
As comemorações organizadas pela comunidade ocorreram no momento em que especialistas começam a estudar quatro dos mais de 1,5 mil relatos de milagres para a canonização da religiosa após sua beatificação e dos milhares de pedidos de graças alcançadas, a exemplo do pedido de Maria do Carmo Silva, 57 anos, mãe de oito filhos. “Pedi com fé, ela me atendeu e soltei uma caixa de foguetes após a missa celebrada no dia 26”, contou Maria do Carmo, porém, não revelou o pedido atendido.




comunidade de brejo - Irmã dulce - 4
Na história da beata, existem casos ocorridos nos Estados de São Paulo, Ceará, Sergipe e Bahia, são considerados os mais contundentes da intercessão de Irmã Dulce e, caso sejam avaliados como inexplicáveis pelos estudiosos, serão enviados para o Vaticano, para apuração dos peritos. É necessária a comprovação de mais um milagre para que a religiosa possa ser canonizada. O agricultor Josafá Pereira de Oliveira, 53 anos,(dest.) conheceu a beata padroeira da sua comunidade e em 1991 foi atendida por ela ao solicitar alguns exames e diversas vezes ao viajar para Salvador, levou leite para a religiosa.

Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes, a Irmã Dulce, morreu em 13 de março de 1992, aos 77 anos. Ela ficou conhecida pela ajuda aos pobres, sobretudo na área da saúde. Criou, em 1959, as Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), que hoje promovem 5 milhões de atendimentos por ano a beneficiários do Sistema Único de Saúde (SUS) e a pessoas em situação de risco social. Cinco mil profissionais de saúde trabalham para a instituição. Este currículo da religiosa aumenta a fé do líder da comunidade, João Anunciação Xavier, conhecido por Dandinho, que vem coordenando o trabalho de construção de Igreja, medindo 8 metros de largura e 18 de comprimento.
irma - dulce - foto: OSIDOs devotos da beata tem o hino em louvor à religiosa na “ponta da língua” e dentro da Igreja, cuja construção está em “ponto de madeira”, reza para conseguir ajuda para sua conclusão. Segundo Dandinho, todo recurso investido foi resultado de atividades tipo, bingo, sorteio e doações, mas a situação se agravou por causa da seca que assolou o município e foi obrigado a paralisar. “Nosso sonho é que uma alma boa, inspirada em Irmã Dulce possa ajudar a terminar nossa Igreja e termos um lugar onde possamos rezar realizar as catequeses e celebrações de missas”, externou.

comunidade de brejo - Irmã dulce -6Foram investidos até o momento aproximadamente R$ 6 mil e estima-se, segundo a comissão responsável pela obra, R$ 30 mil para a conclusão.Sem cobertura e sem piso, as celebrações e reuniões vêm acontecendo na sede da associação comunitária que fica ao lado e também está sem ser concluída, mas possui cobertura e piso. Dandinho acredita que não irá demorar sua conclusão, pois todas da comunidade estão inspiradas na religiosa que por mais de cinquenta anos se entregou à caridade e amor ao próximo entre os diversos estabelecimentos que fundou o Hospital Santo Antônio, capaz de atender setecentos pacientes e duzentos casos ambulatoriais.
padre charlesPadre Charles Santana, vigário da paróquia de Nossa Senhora da Conceição do Coité, disse ao CN que ficou satisfeito pela escolha dos moradores e que em suas visitas a comunidade já ouviu diversos relatos de fies que conheceram a Beata. “Não há dúvidas que as grandes obras de caridade de Irmã Dulce são referência nacional, e ganharam repercussão pelo mundo, tanto que seu nome é sempre relacionado à caridade e amor ao próximo”, falou padre Charles que por dois anos consecutivos celebra missa na comunidade.






Outras características da comunidade
comunidade de brejo - Irmã dulce - 1
Formada exclusivamente por pequenos agricultores, no acesso da estrada vicinal interligando com a via principal da estrada que liga a sede do município ao Distrito de Aroeira, os moradores fincaram uma placa indicativa externando a devoção à beata. Brejo tem outra marca única no município por seus moradores cultivarem e beneficiarem castanha. “A gente se reuni mensalmente na associação e semanalmente na comunidade eclesial. Nós também nos preocupamos com o meio ambiente e todas as quintas-feiras recolhemos o lixo das nossas casas e levamos até a estrada da Aroeira, onde passa o carro do lixo que recolhe, contou Betinho, presidente da Associação dos moradores criada há dois anos.

Da Redação.
Fonte: Calila Noticias

terça-feira, 2 de julho de 2013

A oração




"A oração", diz ‘Abdu’l-Bahá, "é a conversação com Deus". A fim de tornar conhecida aos homens a Sua Mente e Vontade, Deus lhes deve falar numa língua que eles possam compreender, e isso Ele faz pela boca de Seus Santos Profetas. Enquanto fisicamente vivos, esses Profetas conversam com os homens face a face, transmitin- do-lhes a Mensagem de Deus. Depois de morrerem, Sua mensagem continua a penetrar a mente humana através de Seus dizeres registrados e de Seus Escritos. Não é essa, porém, a única maneira pela qual Deus lhes possa falar. Há uma "linguagem do espírito", que é independente da palavra falada ou escrita, pela qual Deus se comunica com aqueles cujos corações buscam a verdade, inspirando-lhes onde quer que estejam, e seja qual for sua raça ou língua. Nessa linguagem o Manifestante continua a manter a palestra com os fiéis depois de Sua partida deste mundo material. Após a crucificação, Cristo ainda conversava com Seus discípulos e lhes inspirava. De fato, Ele os influenciou mais fortemente do que antes e o mesmo tem sucedido com outros Profetas.

Muito diz ‘Abdu’l-Bahá sobre essa linguagem espiritual, como, por exemplo:

"Devemos falar na linguagem do céu, do espírito, pois há uma linguagem do espírito e do coração. É tão diferente da nossa como a nossa o é dos animais, que se exprimem apenas por gritos e sons. É a linguagem do espírito que fala de Deus. Quando na hora da prece nos libertamos de todas as coisas externas e nos voltamos para Deus, então é como se no coração ouvíssemos a voz de Deus. Sem palavras falamos, nos comunicamos, conversamos com Deus e ouvimos Sua resposta... Todos nós quando atingimos uma verdadeira condição espiritual, podemos ouvir a Voz de Deus."
"A oração é a água da vida; anima a existência e traz à alma boas novas e júbilo. Tu deves atender a isto o mais que puderes, e convidar os outros à oração e à súplica... Perguntaste o que deverias fazer, de que maneira orar, a fim de ser informado dos mistérios de Deus. Deves orar com teu coração atraído e teu espírito extasiado pelas boas novas divinas. Assim as portas do reino dos mistérios abrir-se-ão diante de ti, e virás a compreender a realidade de todas as coisas...
"Que é oração, atitude ou palavra? É tanto atitude como palavra; depende do estado da alma. Assemelha-se a uma canção: – ambas – música e palavras, fazem a canção. Algumas vezes é a melodia que nos comove; outras vezes, é a palavra...
"A súplica é tão eficaz que nos inspira durante todo o dia com ideais elevados, e torna serenos e santos nossos corações. Devemos ser sensitivos à música da prece; o coração deve sentir seu efeito, e não ser como um órgão do qual possam surgir as mais suaves melodias sem que nele mesmo seja produzida a consciência da sensação..." - `Abdu'l-Bahá.

Da Redação: